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Artigo v4.n1.2025

DESAFIOS RELACIONADOS AO BULLYING CYBERBULLYING NO CONTEXTO BRASILEIRO

João Carlos Alchieri
UFRN

DOI: doi.org/10.56492/issn.27647374.2025n1a6

Palavras chave: Cyberbullying; Violência digital; Saúde mental; Adolescência; Estratégias de enfrentamento

RESUMO

O bullying é entendido como manifestação da violência caracterizado pelo uso intencional da força ou uso de poder, resultando frequentemente em danos físicos, emocionais ou sociais. O cyberbullying manifesta-se em ambientes digitais, por meio de ações repetitivas de intimidação, humilhação ou exposição de vítimas em redes sociais, aplicativos de mensagens e jogos online. O fenômeno do Cyberbullying assim como o Bullying em adolescentes constitui um desafio para o contexto educacional contemporâneo e com desdobramentos relevantes no âmbito da saúde mental. Buscou-se realizar uma Revisão integrativa da literatura nacional em base de dados (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), SciELO, Google Acadêmico, Web of Science, MEDLINE, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus, ERIC e PsycINFO) para delinear abordagem do tema em adolescentes. Foram identificados 6 artigos no período de 2017 a 2024 caracterizando produções eminentemente teóricas descritivas com revisões sistemáticas da literatura nacional e um estudo decorrente de uma investigação nacional com adolescentes denominado PENSE. A literatura demonstra que os efeitos do cyberbullying podem ser importantes e severos que os do bullying tradicional, dada a natureza ubíqua, contínua e potencialmente anônima desse tipo de agressão. Foram identificadas categorias temáticas, incluindo concepções sobre o fenômeno, consequências percebidas, papel das testemunhas e estratégias de enfrentamento. Os achados caracterizam que respostas centradas no problema, apoiadas na difusão em redes sociais e institucionais, favorecem a resiliência e podem minimizar danos, ao passo que estratégias focadas na evitação e no isolamento tendem a acentuar o sofrimento psicológico. Conclui-se que é importante e urgente a elaboração de políticas e de estratégias práticas preventivas, com foco no apoio social, educação parental e fortalecimento de ambientes escolares inclusivos.