Categorias
Artigo v2.n1.2023

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO DE PSICOLOGIA, NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CENÁRIO JURÍDICO DECORRENTE DA PANDEMIA SARS-COVID-19

João Carlos Alchieri

O desenvolvimento de processos e mecanismos de ensino desenhados para o período de atendimento remoto está sendo realizado em uma velocidade acelerada frente as necessidades decorrentes do processo pandêmico nas Instituições de Ensino Superior (IES) no país e no exterior, principalmente nos últimos meses, com a possibilidade de extensão e dos impactos do COVID 19 (Departamento de Normas Internacionales del Trabajo, 2021) e de suas novas manifestações. Na área de Psicologia o uso de instrumentos metodológico não tinha uma oferta mis expressiva, salvo em disciplinas técnicas e internas ao próprio curso. Contudo, atualmente há uma necessidade de atendimento a outros cursos no sistema remoto e que podem se valer de práticas e atividades elaboradas especificamente para aulas remotas. Novos cenários caracterizam desafios, necessidades e revisões tecnológicas, instrumentais e operacionais no contexto acadêmico (Alchieri, 2021). O presente manuscrito é um dos primeiros artigos quanto a descrição de procedimentos operacionais e metodológicos no contexto nacional sobre acompanhamento tutorial de conteúdos acadêmicos de psicologia e possibilita um breve escopo das diversas possibilidades de qualificação no ensino no âmbito da pandemia. Decorre de um recente projeto, intitulado Ensino Remoto de Psicologia: Desafios decorrentes da Pandemia SARS-COVID-19 apresentado a Pró reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com vistas a subsidiar ações de acompanhamento ao plano acadêmico para ensino de psicologia em cursos das áreas de saúde, humanas e Direito. São apresentados principais norteadores da elaboração da proposta, seus objetivos frente a psicologia e a outros cursos, os pressupostos metodológicos que ampararam o trabalho, além dos resultados e as percepções dos acadêmicos participantes.

João Carlos Alchieri
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
https://orcid.org/0000-0002-4150-8519

DOI: http://doi.org/10.56492/issn.27647374.2023n1a1

Palavras chave: COVID 19, Processo ensino aprendizagem, Ensino Psicologia, Psicologia Jurídica, Metodologia Ativa

RESUMO

O desenvolvimento de processos e mecanismos de ensino desenhados para o período de atendimento remoto está sendo realizado em uma velocidade acelerada frente as necessidades decorrentes do processo pandêmico nas Instituições de Ensino Superior (IES) no país e no exterior, principalmente nos últimos meses, com a possibilidade de extensão e dos impactos do COVID 19 (Departamento de Normas Internacionales del Trabajo, 2021) e de suas novas manifestações. Na área de Psicologia o uso de instrumentos metodológico não tinha uma oferta mis expressiva, salvo em disciplinas técnicas e internas ao próprio curso. Contudo, atualmente há uma necessidade de atendimento a outros cursos no sistema remoto e que podem se valer de práticas e atividades elaboradas especificamente para aulas remotas. Novos cenários caracterizam desafios, necessidades e revisões tecnológicas, instrumentais e operacionais no contexto acadêmico (Alchieri, 2021). O presente manuscrito é um dos primeiros artigos quanto a descrição de procedimentos operacionais e metodológicos no contexto nacional sobre acompanhamento tutorial de conteúdos acadêmicos de psicologia e possibilita um breve escopo das diversas possibilidades de qualificação no ensino no âmbito da pandemia. Decorre de um recente projeto, intitulado Ensino Remoto de Psicologia: Desafios decorrentes da Pandemia SARS-COVID-19 apresentado a Pró reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com vistas a subsidiar ações de acompanhamento ao plano acadêmico para ensino de psicologia em cursos das áreas de saúde, humanas e Direito. São apresentados principais norteadores da elaboração da proposta, seus objetivos frente a psicologia e a outros cursos, os pressupostos metodológicos que ampararam o trabalho, além dos resultados e as percepções dos acadêmicos participantes.